HomeBlogDicasDoençasO que é aterosclerose e como prevenir

O que é aterosclerose e como prevenir

​A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica que ocorre devido ao acúmulo de placas de gordura nas artérias, levando ao espessamento e endurecimento das suas paredes. Essa condição pode reduzir ou bloquear o fluxo sanguíneo para órgãos vitais, sendo altamente associada a doenças cardiovasculares, a principal causa de morte no mundo, levando a óbito quase 18 milhões de pessoas a cada ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Os principais fatores de risco para o desenvolvimento da aterosclerose incluem sedentarismo, pressão alta, diabetes tipo 2, doenças autoimunes inflamatórias, tabagismo, obesidade, fatores genéticos e dislipidemia, caracterizada pela presença elevada de gorduras no sangue.

O colesterol também desempenha um papel importante no desenvolvimento da aterosclerose, com o LDL (colesterol ruim) sendo responsável pelo transporte do colesterol recém absorvido para as artérias. Já o HDL (colesterol bom) faz o processo contrário, retirando o excesso de colesterol dos vasos sanguíneos.

Nos estágios iniciais, a aterosclerose pode não apresentar sintomas, o que a torna uma doença perigosa devido à sua evolução silenciosa, muitas vezes descoberta apenas em casos mais graves. Os sintomas variam de acordo com a localização das artérias afetadas, sendo mais comuns dor no peito, falta de ar e sudorese no caso das artérias coronárias.

O diagnóstico pode ser feito através de exames de sangue para avaliar os níveis de colesterol, além de exames específicos como teste ergométrico, cintilografia do miocárdio, tomografia de coronárias ou cateterismo cardíaco.

No entanto, a modificação do estilo de vida com a adoção de hábitos saudáveis, como exercícios físicos regulares, alimentação equilibrada e controle dos fatores de risco, são fundamentais para prevenir a doença.

Realizar check-ups médicos regulares também é importante para detectar alterações precoces e tomar medidas preventivas. Além disso, conte com a experiência do Laboratório Fleming para esclarecer as suas dúvidas e realizar os seus exames!

Referências:

OMS. Doenças cardiovasculares. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/cardiovascular-d…Acesso em: 03/08/2023.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responsável técnico

Rodrigo Antonio Zonta Ximenes
CRF/SC 7036

© 2024 · Fleming Laboratório de Análises Clínicas e Saúde.

This is a staging environment