O fígado é considerado um órgão vital para o funcionamento do nosso organismo e desempenha funções relacionadas ao metabolismo de carboidratos e lipídios, a síntese proteica e a eliminação de substâncias que podem ser prejudiciais ao nosso organismo.
No entanto, o consumo excessivo de álcool, chás emagrecedores e certos medicamentos, por exemplo, podem comprometer o funcionamento deste órgão.
As hepatites também podem ser causadas por vírus (A-E), sendo que na nossa região, as hepatites B e C somam cerca de 60% dos casos notificados e, seus sintomas geralmente são inespecíficos. No entanto, a presença de icterícia, alteração na cor da urina (escura) e das fezes (claras), além de dores no quadrante superior direito do abdômen também podem estar presentes.
Por ser uma doença, muitas vezes, silenciosa, os sintomas da hepatite só são percebidos em um estágio muito avançado ou após o surgimento de complicações, como a ocorrência de fibrose do tecido hepático e o câncer de fígado.
Desta forma, o diagnóstico e o tratamento precoce são essenciais para diminuir a incidência dessas complicações. Exames laboratoriais que avaliam a função hepática (dosagem das enzimas AST, ALT e GGT), a quantificação de bilirrubina no sangue e exames sorológicos que detectam antígenos ou anticorpos contra os diferentes vírus da hepatite auxiliam no diagnóstico da doença. Além destes, exames de diagnóstico por imagem também podem ser solicitados pelo seu médico.
Mas, apesar dos avanços científicos, ainda não existem tratamentos específicos para as doenças hepáticas e os medicamentos disponíveis visam evitar a progressão da doença. Por isso, o acompanhamento do quadro clínico do paciente é fundamental para determinar as medidas terapêutica que serão tomadas e deve levar em consideração o fator causador da hepatite (infecção viral, intoxicação medicamentosa etc.).
Conte com a experiência do Laboratório Fleming para esclarecer as suas dúvidas e realizar os seus exames!
DOI: 10.3748/wjg.v27.i16.1691
Ministério da Saúde (2021). Boletim epidemiológico – Hepatites Virais.