Quais são e qual a sua importância?
Marcadores biológicos são indicadores que avaliam o funcionamento do organismo e podem ajudar a prever o risco de desenvolver diversas doenças, inclusive as que afetam o coração.
Um dos marcadores cardíacos mais utilizados é a troponina, uma proteína que pode ser encontrada no músculo cardíaco. Quando esse músculo é lesionado, a troponina pode ser identificada na corrente sanguínea logo após a lesão e permanece elevada até que outros marcadores sejam normalizados.
A proteína C-reativa (PCR), sintetizada pelo fígado é um importante biomarcador de processos inflamatórios, como os que ocorrem na aterosclerose (acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos). Níveis elevados de PCR estão associados ao maior risco de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral ou outras doenças cardiovasculares.
Outro marcador cardíaco importante é o peptídeo natriurético do tipo B (BNP), que é secretado pelo coração e vasos sanguíneos e auxilia na redução da pressão sobre o coração. Níveis elevados de BNP geralmente ocorrem em pacientes com insuficiência cardíaca.
Esses não são os únicos marcadores cardíacos que podem ser utilizados. Os níveis de creatinoquinase (CK), mioglobina e lipoproteína A também podem ser avaliados.
Embora ajudem a prever o risco de desenvolver doenças cardiovasculares, os marcadores cardíacos não são suficientes para diagnosticar as doenças cardiovasculares. Seu médico de confiança pode solicitar outros exames laboratoriais e de imagem para avaliar e monitorar sua saúde cardíaca.
Conte com a experiência do Laboratório Fleming para esclarecer as suas dúvidas e realizar os seus exames!
Referências:
Mayo Clinic (2022). Blood tests for heart disease.
University of Rochester Medical Center (2023). Cardiac biomarkers (blood).