Importância dos marcadores tumorais para o diagnóstico e tratamento do câncer

09/03/2023

Os marcadores tumorais são substâncias produzidas pelas células cancerígenas que podem ser detectadas em amostras biológicas (sangue, urina, outros tecidos ou fluidos corporais) e auxiliam na detecção, no diagnóstico e monitoramento de diversos tipos de câncer.

 Existem vários tipos de marcadores tumorais, mas alguns dos mais comuns são o antígeno prostático específico (PSA) e o CA-125, que auxiliam na detecção do câncer de próstata e de ovário, respectivamente.

Ao avaliar esses marcadores é possível identificar a doença antes mesmo da manifestação dos seus sintomas, iniciar o tratamento mais cedo e monitorar como o paciente responde a ele. Além disso, a análise dos marcadores tumorais pode ser utilizada para detectar doenças residuais ou recidivas que podem ocorrer após o término do tratamento.

Embora os marcadores tumorais possam sugerir a presença do câncer, existem outras condições (inflamação, infecção) que contribuem para o aumento de seus níveis. Nesse sentido, exames complementares como biópsias e/ou diagnóstico por imagem podem ser solicitados pelo seu médico de confiança. Com esses resultados em mãos e levando em consideração outros fatores como idade, sintomas e histórico do paciente, o profissional será capaz de chegar ao diagnóstico correto.

É importante lembrar que a prevenção é a melhor forma de combater o câncer. Por isso, mantenha os seus exames de rotina em dia, consulte regularmente o seu médico e adote hábitos saudáveis.

 Conte com a experiência do Laboratório Fleming para esclarecer as suas dúvidas e realizar os seus exames!

Referências:

NIH - National Cancer Institute (2021). Tumor markers. Disponível em: https://www.cancer.gov/about-cancer/diagnosis-staging/diagnosis/tumor-markers-fact-sheet.