Importância do Papanicolau para o diagnóstico do câncer de colo de útero

03/10/2022

Um dos exames que fazem parte dos cuidados com saúde da mulher é o Papanicolau. Este exame deve ser realizado periodicamente por todas as mulheres com mais de 25 anos e auxilia na prevenção e no diagnóstico do câncer de colo de útero, o terceiro mais frequente entre as mulheres brasileiras.

Durante o exame, o profissional da saúde avalia visualmente o colo uterino e promove uma escamação de sua superfície interna e externa. Este material coletado, então, é colocado em uma lâmina para análise citopatológica.



Com isso, é possível identificar alterações nas células que compõem o colo uterino. Ou seja, permitem reconhecer lesões em sua estrutura e células neoplásicas (que se proliferam de maneira rápida e anormal) que antecedem o desenvolvimento da doença.

O câncer de colo de útero geralmente se desenvolve de maneira lenta e assintomática em seus estágios iniciais. Porém, em estágios mais avançados podem ocorrer sintomas como: sangramento vaginal ou após as relações sexuais, dor abdominal combinadas com queixas urinárias e secreção vaginal anormal.

Vale ressaltar que a maioria dos casos do câncer cervical estão relacionados à infecção crônica pelo Papilomavírus humano (HPV), que é transmitido sexualmente e promove lesões na pele e na mucosa das regiões genital e anal.



Desta forma, o uso de preservativos durante as relações sexuais e a realização rotineira do Papanicolau auxiliam na prevenção da doença. A vacina contra contra o HPV também desempenha um papel importante em sua prevenção, contudo ela não protege contra todos os tipos do HPV que podem causar câncer.

Conte com a experiência do Laboratório Fleming para esclarecer as suas dúvidas e realizar os seus exames!

Doi: 10.1016/S0140-6736(18)32470-X

Instituto Nacional do Câncer (INCA) - Câncer de colo de útero