A Hanseníase (ou lepra) é uma doença tropical negligenciada que é transmitida por uma bactéria, a Mycobacterium leprae. Só em 2021, mais de 140 mil novos casos foram reportados pela Organização Mundial da Saúde, sendo que o Brasil é considerado o segundo com maior número de casos da doença.
A bactéria causadora da lepra é transmitida por partículas expelidas pelas vias áreas (tosse, espirro) ou contato prolongado com o indivíduo infectado e pode permanecer incubada por mais de 20 anos. Quando a infecção se desenvolve, pode atingir diversas partes do nosso corpo, como os nervos e a pele.
Quando compromete os nervos, a região afetada pode ficar menos sensível ao toque, à dor e à variação de temperatura, o que facilita o surgimento de cortes, queimaduras na pele. Essas lesões apresentam variação de cor, textura (escamosas, duras ou secas). Também podem ser planas, salientes ou desenvolverem como nódulos.
Se não tratada, a hanseníase pode causar fraqueza muscular, formigamento e paralisia das mãos e pés. Dependendo da região infectada, outras complicações permanentes, como cegueira, mutilações e deformidades, podem ocorrer.
A lepra pode ser diagnosticada a partir de exames dermatológicos, neurológicos e biópsia da pele ou nervo comprometido. O teste rápido detecta a presença de anticorpos anti-M.leprae e pode ser utilizado no controle e monitoramento da doença. Também é possível identificar a presença de material genético da bactéria em amostras da pele ou nervo através do teste de biologia molecular (qPCR).
O tratamento dessa doença envolve a associação de 2 ou 3 antibióticos (poliquimioterapia única, PQT-U). Isso contribui para a diminuição da resistência ao medicamento que pode ocorrer na monoterapia. No entanto, os medicamentos só devem ser utilizados após a confirmação do diagnóstico e indicação médica.
Conte com a experiência do Laboratório Fleming para esclarecer as suas dúvidas e realizar os seus exames!
Referências:
Centers for Disease Control and Prevention (CDC). Hansen’s disease (leprosy). Disponível em: https://www.cdc.gov/leprosy/index.html. Acesso em: 25 jan. 2023.
Ministério da Saúde (2022). Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas – Hanseníase. Disponível em: http://antigo-conitec.saude.gov.br/images/Protocol.... Acesso em 25 jan. 2023.
World Health Organization (WHO). Leprosy. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/l.... Acesso em 25 jan. 2023.
Organização Mundial da Saúde (2021). Rumo à zero hanseníase: Estratégia global de hanseníase 2021-2030. Disponível em: https://www.who.int/health-topics/leprosy. Acesso em 25 jan. 2023.