O diabetes mellitus do tipo 1 (DM1) também conhecido como diabetes juvenil e é considerada uma doença metabólica crônica. Nessa condição, o pâncreas não produz ou consegue produzir quantidade de insulina suficiente para regular os níveis de açúcar (glicose) no sangue e transformá-lo em fonte de energia.
Embora sua causa ainda não esteja totalmente esclarecida, é possível que o sistema imune do indivíduo seja responsável pela destruição das células beta-pancreáticas (produtoras de insulina). No entanto, fatores genéticos e ambientais também parecem contribuir para o seu desenvolvimento.
Sede excessiva, micção frequente, fome constante, perda de peso inexplicável, fadiga e visão embaçada são alguns dos sintomas desse tipo de diabetes. Se não tratado, o paciente pode apresentar complicações graves, como problemas renais, neuropatias, doenças cardiovasculares, cegueira e amputação de membros.
Ao identificar os sintomas, é importante buscar orientação médica e realizar exames que auxiliam no diagnóstico da doença, como a dosagem da glicemia de jejum, hemoglobina A1C e avaliação da tolerância à glicose. Além desses, pode-se avaliar a presença de anticorpos que atacam as células beta-pancreáticas.
Embora não tenha cura, o diabetes mellitus do tipo 1 (DM1) pode ser tratado. A administração de insulina, o monitoramento dos níveis de açúcar no sangue, a manutenção de uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos são algumas das medidas que auxiliam no controle glicêmico e na prevenção das complicações associadas à doença.
Conte com a experiência do Laboratório Fleming para esclarecer as suas dúvidas e realizar os seus exames!
Referências:
Mayo Clinic. Type 1 Diabetes. Disponível em: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/type-1-diabetes/symptoms-causes/syc-20353011.