Atendimento ao cliente
(47) 3275-2755
(47) 9283-3160

Cuidados básicos na hora de realizar seus exames

25/08/2020

​​O cuidado com a saúde se reflete em mais energia e bem-estar. Parte desse cuidado que você deve ter com você é consultar regularmente o seu médico e realizar todos os exames solicitados. Cada paciente demanda um tipo diferente de exame, de acordo com seu histórico médico, suas condições de saúde e a avaliação do profissional. 

Inúmeras doenças quando diagnosticadas no início, através dos check-ups de rotina, têm um prognóstico favorável. Entre os principais exames de sangue de rotina, estão: hemograma, colesterol, glicemia, HIV, triglicerídeos, PSA e ácido úrico.

Trouxemos algumas dicas e informações que podem te ajudar a se preparar e realizar o exame de sangue de maneira segura e correta:

Verifique se o seu exame de sangue exige jejum.

Confira alguns exames que você precisa fazer em jejum:

- Para coleta de colesterol e triglicérides, o jejum deve ser de 12 horas.

- Para coleta dos outros exames, o jejum deve ser de 8 horas.

- Para crianças até 5 anos, recomenda-se jejum de 3 a 4 horas. Entretanto, aquelas que estiverem em amamentação, o jejum deverá ser de 1 a 3 horas ou no intervalo entre uma mamada e outra.

- Em crianças acima de 5 anos de idade, o jejum recomendado é o mesmo que para os adultos.

Durante o período de jejum, o paciente poderá beber água e não deve suspender o uso de medicamentos sem autorização de seu médico.

O jejum nem sempre é obrigatório. Pergunte ao seu médico ou entre em contato com o laboratório que fará o exame.

Escolha o melhor horário
Como muitos exames de sangue exigem o jejum, as pessoas preferem fazer a coleta logo pela manhã. Antes de decidir fazer a coleta bem cedo, verifique as condições corretas do seu exame de sangue com o seu médico ou com o laboratório.

Mantenha-se calmo
Tanto adultos como crianças podem ficar nervosos no momento do exame por causa do medo de agulha. É fundamental manter a calma, para que a ansiedade não atrapalhe a coleta. Procure laboratórios que transmitam confiança e profissionalismo. Se for necessário, converse antes sobre o exame.

Fique atento ao que pode alterar os resultados dos seus exames

Prática de atividade física
Evite fazer os exercícios antes de coletar amostras para exames de laboratório. A prática de atividades físicas gera a queima de calorias, que reduz os níveis de glicose no sangue, além de produzir metabólicos como o ácido lático e a creatinofosfoquinase (CPK).

Uso de medicamentos
Quem utiliza medicamentos regulares deve ficar atento às alterações nos exames. É importante se informar com o médico sobre a utilização ou suspensão durante o período de preparação para o exame de sangue. Além disso, deve-se ter atenção com o uso de remédios como antibióticos, anti-inflamatórios e aspirinas, que podem influenciar nos resultados do exame.

Consumo de bebidas alcoólicas
As bebidas alcoólicas podem modificar significativamente os resultados. Por isso, evite o consumo antes da realização do exame.

Fumo

O fumo pode alterar alguns testes, como a dosagem de glicose. Por isso é recomendado que o paciente não fume no dia do exame.

Hábitos alimentares

O tipo de dieta que você adota no seu dia a dia também pode interferir na avaliação de exames. Uma alimentação rica em gordura pode fazer subir a concentração de triglicérides, enquanto a ingestão excessiva de alimentos repletos de proteína pode elevar os níveis de amônia, ureia e ácido úrico.

A água não quebra o jejum, mas em excesso pode alterar os resultados nos exames de urina, por exemplo.

Noite de sono

O sono interfere em todo o funcionamento do organismo e uma noite mal dormida pode interferir nos níveis sanguíneos. Alguns exames exigem repouso antes da coleta, como a Prolactina. O descanso também deve ocorrer após o exame. Mais especificamente, o braço no qual ocorreu a coleta não deve carregar peso no restante do dia.

A última palavra é do seu médico

Após realizar o exame de sangue e pegar os resultados, é de extrema importância que você retorne ao seu médico. Somente ele poderá analisar as conclusões e indicar qual é o tratamento mais adequado caso seja necessário.

Ao seguir essas dicas, você prioriza sua saúde e recebe resultados mais assertivos. Além dos exames de sangue, no laboratório de análises clínicas você também pode fazer exames de coleta.

Veja como proceder para a coleta de exame de urina:

A urina coletada deve ser preferencialmente a primeira da manhã. Caso isso não ocorra, o ideal é permanecer cerca de quatro horas sem urinar, para depois realizar a coleta em frasco fornecido pelo laboratório. Recomenda-se higiene adequada, desprezar o primeiro jato, colhendo o material do jato intermediário. Levar imediatamente ao laboratório e, caso não seja possível, refrigerar e entregar até duas horas depois da coleta. 

Esperamos que essas dicas possam ajudá-lo no preparo para os exames. Entre em contato com o Laboratório Fleming, são mais de 30 anos de experiência oferecendo mais de 2.000 exames de laboratório, realizados com segurança e qualidade.