Atendimento ao cliente
(47) 3275-2755
(47) 9283-3160

Check-up de fim de ano: é hora de fazer o seu!

30/10/2020

Quando o fim de ano se aproxima é normal começarmos a fazer muitos planos para as férias e para os novos 365 dias que estão por vir. Começar a praticar alguma atividade física, aderir a uma alimentação saudável e iniciar um novo projeto são alguns exemplos. Surge também o desejo de organizar as pendências do trabalho, finalizar uma reforma, deixar tudo em dia. E em meio a tantos planos e tarefas, muitas vezes acabamos esquecendo o item mais essencial de todos: nossa saúde.

Fim de ano também é tempo de deixar a saúde em dia! Então que tal incluir uma bateria de exames preventivos na sua lista de pendências? Esse é um excelente período para fazer seu check-up anual e garantir que seu corpo esteja saudável para curtir as férias com tranquilidade e começar 2021 com o pé direito!

Continue lendo e confira tudo o que você precisa saber sobre o check-up anual:


Por que é importante fazer um check-up anual?

O check-up é um conjunto de exames de rotina essenciais para identificar indícios de uma série de doenças, auxiliando os médicos no diagnóstico precoce. A realização dos exames pode direcionar tratamentos de prevenção, aumentar a possiblidade de tratamento de algumas doenças e até mesmo estimular hábitos de vida mais saudáveis. Além disso, a realização do check-up anual ainda pode contribuir para a melhora da produtividade no dia a dia, diminuir os dias de trabalho perdidos por episódios de mal-estar e reduzir os gastos anuais com medicamentos.

Não bastante, vale lembrar que nossa saúde deve estar sempre em primeiro lugar! Deixar para cuidar da saúde somente quando nosso corpo alerta não estar bem pode ser tarde demais para a cura de algumas doenças.


Quais exames não podem faltar?

O primeiro passo para um check-up anual completo é realizar uma avaliação clínica personalizada com seu médico de confiança, que irá analisar diversos fatores, como sexo, idade, histórico familiar, estilo de vida e possíveis desconfortos ou sintomas como dores de cabeça frequentes, por exemplo.

O médico é o profissional mais indicado para solicitar os exames de laboratório e de imagem que irão atender às necessidades particulares de cada paciente. Mas para que você possa entender melhor, destacamos abaixo os principais exames laboratoriais requisitados pelos médicos em um check-up anual:

Hemograma: é o exame de sangue mais solicitado pelos médicos e permite a identificação de possíveis infecções, anemias ou outras doenças relacionadas às plaquetas;

Glicemia: tem como função identificar os níveis de açúcar no sangue, ajudando no diagnóstico de diabetes, por exemplo;

Perfil lipídico: mede os níveis de diferentes gorduras no sangue, como os tipos de colesterol e as triglicérides;

Ureia e creatinina: dosa a quantidade dessas substâncias no sangue para avaliar a função renal;

Eletrólitos: avalia as fontes de energia imediata, como sódio, potássio, cálcio, fósforo e magnésio;

Parcial de urina: avalia características físicas da urina (cor, densidade, pH) e a presença de bactérias, sangue, leucócitos e outros componentes;

Parasitológico de Fezes: detecta a presença de parasitas intestinais;

TSH e T4 livre: avaliam o funcionamento dos hormônios relacionados à tireoide;

TGO (AST) e TGP (ALT): quantificam as enzimas relacionadas ao funcionamento do fígado.


Quem deve fazer o check-up anual?

De crianças a idosos, não há uma idade predefinida para se começar a fazer exames de rotina. O ideal é que todos façam o acompanhamento médico anual para que o profissional avalie o perfil de cada paciente e a necessidade de realização dos exames, considerando variantes como antecedentes familiares, sedentarismo, grupos de risco ou condições como obesidade.

Entretanto, a partir dos 35 anos de idade, tanto homens quanto mulheres precisam ficar mais atentos aos cuidados com a saúde e realizar regularmente o check-up anual.

Agora você já sabe qual é a importância do check-up anual e os principais exames laboratoriais solicitados. Conte com a dedicação à vida do Laboratório Fleming para realizar sua bateria de exames! Caso deseje saber quais são os preparativos para os exames solicitados pelo seu médico ou consultar valores, entre em contato pelo WhatsApp (47) 99283-3160 ou pelos telefones: (47) 3275 2755 ou (47) 3371 7946.